Tutorial de como cadastrar e configurar as tabelas de atendimentos particulares, convênios e SUS.
Introdução
Para que seus tipos de atendimentos sejam configurados conforme o procedimento.
Além de listar os convênios e configurá-los como: particular, TISS (convênios que faturam em formato de guias em lotes), não-TISS (convênios ou parcerias que não necessitam de guias para faturamento e SUS (faturamento exclusivo com guias próprias do sus), é necessário configurar quais procedimentos cada um desses convênios atende, seus códigos e valores.
Em complemento, para convênios conta aberta (que citam despesas complementares ao procedimento em guia sp/sadt), temos as tabelas de outras despesas, que servem para configurar as despesas citadas em um ou mais convênios.
Criando uma tabela:
- Acesse as configurações da clínica e selecione a aba "Tabelas"
- Clique em "Nota tabela", nomeie sua tabela, selecione o tipo (procedimentos ou outras despesas) e clique em salvar
- Ao salvar, abrirá a tela de "itens da tabela", onde você poderá tanto importar uma tabela (seguindo o modelo esperado pela plataforma) ou clicar em "novo item" para adicionar manualmente um procedimento/despesa.
- Importação da tabela:
- Clique no ícone de tabela no canto superior direito da tela e baixe o modelo da tabela em xlsx.
- Preencha a tabela conforme indicação do modelo e importe no campo "Clique aqui ou solte o arquivo nessa área para selecionar..."
- Após selecionar a tabela de importação, caso a importação seja uma atualização de informações de tabela, selecione o "Atualizar itens existentes". Se for uma tabela nova, não selecione este ícone.
- Após a importação bem sucedida, clique no ícone de recarregar para ver os itens atualizados de sua tabela
- Novo item avulso:
- Importação da tabela:
-
-
- ao selecionar "novo item", digite o nome do procedimento na barra de busca de itens. Caso não localizar, clique no item "criar item" e preencha as informações do seu procedimento ou despesa.
Tabela de Procedimentos: - Caso você tenha localizado o item, mas o nome ou o código estão diferentes da sua listagem, selecione o item da Eyecare e coloque o nome e o código desejados nas abas "código alternativo" e "nome alternativo" - este processo evita repetições de itens em outras configurações.
- Preencha os valores de acordo com o tipo de convênio que utilizará a tabela:
- Tabela para convênios TISS: preencha os campos "Honorário médico", "Custo operacional", "M2 filme" e "Porte anestésico", de acordo com a indicação do convênio
- Particular, não-TISS e SUS: por se tratarem de valores únicos para os procedimentos, o campo de valor a ser preenchido é o "Valor único".
- Funciona da mesma forma para preenchimento do modelo de tabela.
- Ao finalizar os preenchimentos, clique em "salvar".
- ao selecionar "novo item", digite o nome do procedimento na barra de busca de itens. Caso não localizar, clique no item "criar item" e preencha as informações do seu procedimento ou despesa.
-
-
-
- Se você encontrar um item cujo nome ou código não correspondem à sua lista, selecione o item da Eyecare e insira o nome e o código desejados nas abas "código alternativo" e "nome alternativo". Esse procedimento é fundamental para evitar a duplicação de itens em outras configurações.
- Vínculo mat/med: se você utiliza as tabelas brasindice ou simpro para a configuração de despesas, é possível vincular uma despesa a essas tabelas, garantindo que os valores sejam respeitados. Lembre-se de que as tabelas devem estar configuradas na plataforma previamente. Para obter mais detalhes, consulte o artigo sobre configuração MAT/MED.
-
-
-
- Coloque as informações referentes as despesas: código de tabela, código de despesas, unidade de medida, valor, redução/acréscimo (lembrando que o padrão de red/acres = 1).
- Funciona da mesma forma para preenchimento do modelo de tabela.
- Ao finalizar os preenchimentos, clique em "salvar".
- ⚠️ Atenção: é importante ressaltar que as configurações referentes a outras despesas são aplicáveis exclusivamente para convênios TISS.
-